TelefÔnica acESSÍVEL

 

Acessibilidade na Web

Critérios de acessibilidade

Nesse sentido, o Plano Integral da Telefônica S.A. tem o compromisso de adaptar os conteúdos do portal www.telefonica.com para que todas as pessoas - independentemente da existência de alguma deficiência, da idade ou de dificuldade de acesso à Web a partir de tecnologias pouco convencionais – possam ter acesso integral a todos os conteúdos, sem dificuldade. Ao mesmo tempo, a Telefônica S.A. está incorporando as disposições previstas na LEI 56/2007, de 28 de dezembro, de Medidas de Impulso da Sociedade da Informação.    

Para tanto, os critérios de acessibilidade implicam o cumprimento das Recomendações para a Acessibilidade do Conteúdo da Web 1.0, Nível Duplo A, estabelecidas pelo W3C (World Wide Web Consortium), associação internacional formada por diferentes organizações, públicas e privadas, que trabalham conjuntamente para desenvolver padrões com o objetivo de favorecer e difundir boas práticas em desenvolvimento Web.  

 

 

Também estamos adotando a regulamentação vigente na Espanha com relação à Norma UNE 139803:2004 "Aplicações informáticas para pessoas com deficiência: Requisitos de acessibilidade para conteúdos na Web". 

 

Melhorias incluídas

A adaptação das páginas estão sendo realizadas rigorosamente, das mais recentes às mais antigas, com a intenção de ter, finalmente, um portal com o maior número possível de documentos acessíveis. 

Algumas das funcionalidades da Telefônica (www.telefonica.es) para permitir o acesso a todos os conteúdos da Web com maior facilidade são: 

  • As características visuais do portal (tipo de letra, cor da fonte e do fundo, etc.) são definidas mediante folhas de estilos para que o usuário possa ajustar o texto a suas preferências.
  • Os tamanhos das fontes foram definidos com unidades relativas para que o usuário possa aumentar ou diminuir o tamanho da fonte a partir das opções do navegador.
  • Se um usuário acessa o site da Telefônica (www.telefonica.es)  um navegador que não tem suporte para folhas de estilos, isso não será uma dificuldade, já que do mesmo modo é possível acessar todos os conteúdos com a folha de estilos (CSS) desativada.
  • As páginas têm uma estrutura clara, tanto para o usuário que consegue ver todo o conteúdo, como para aquele que lê a informação com um leitor de tela ou para o que desativa a folha de estilos, etc. Com esse objetivo, foram definidos, mediante o código HTML, os cabeçalhos de seção, as listas e todos os elementos que auxiliam na compreensão geral do site.
  • Os códigos HTML e CSS empregados estão de acordo com as gramáticas formais para garantir a correta visualização dos conteúdos em diferentes navegadores.

 

 

Nível de acessibilidade do site

O nível de acessibilidade do site www.telefonica.com é Duplo A.